DICAS

Vida longa às joias 

Além do aspecto financeiro, e comum que as joias tenham valor sentimental. pois pertencem à família há tempos, simbolizam um evento marcante ou simplesmente são queridas por seus donos e donas. Os cuidados começam no uso consciente. Algumas joias foram feitas para ocasiões especiais. 
 

PÉROLAS


Como cuidar: pérolas são extremamente delicadas. Apos cada uso, limpe com uma flanela ou tecido de algodão saco, ou no máximo ,passe um pano limpo úmido para remover sujeiras mais persistentes . Atenção :produtos químicos, mesmo os presentes em sabonetes , podem deixar a pérola opaca – e o estrago é irreversível

Como guardar: Em contato com peças de mental, as pérolas sofrem arranhões, evite. guarde isoladamente em caixa de veludo ou camurça. cosméticos podem afetar o brilho e a cor das pérolas . e a ultima peça a ser vestida e a pele deve estar seca. assim depois de passar hidratante e perfume, espere pelo menos quinze minutos antes de vestir a joia de pérola. Piscinas e água do mar podem manchar as pérolas e danificar o fio que prende colares e pulseiras de pérola, recomendam a troca desse fio a cada dois anos de uso. portanto apesar da sua origem marinha , as pérolas devem ficar longe do mar. 
 

DIAMANTES


Como limpar: para eliminar a gordura corporal e a poluição que o diamante retém – e que tira o brilho da gema – use um pano limpo .A remoção da sujeira acumulada nas garras que sustentam a pedra pode ser feita com uma escova de cerdas macias, água morna e sabão neutro. 

Como guardar: joias com diamantes devem ser mantidas separadas em sacos de veludos ou na embalagem original para que não arranhem metais e pedras de outras peças . Para não danificar: embora o diamantes seja a mais dura das gemas não está livre do risco de quebra por queda.Uma forma de evitar acidentes é levar a joia anualmente a um joalheiro para que a cravação da pedra seja revisada. 
 

OURO


Como limpar: Mergulhe as joias por cinco minutos em um copo de água morna com cinco gotas de amônia para remover a oleosidade e devolver o brilho ao metal. em seguida enxágue em água corrente e seque bem. o método funciona para joias em ouro amarelo,branco e rosé -com ou sem diamantes. As joias de ouro branco ganham um banho de ródio, um metal nobre que garante o aspecto platinado.com o tempo, elas podem ficar amareladas e necessitar de um novo banho de ródio. 

Como Guardar: Abotoadura e anéis que não levam pedras podem dividir a mesma embalagem, joias mais trabalhadas merecem saquinhos de camurça ou veludo ou compartimento individuais no porta joia. Para não danificar: o ouro 18k quilates usado na joalheria, é composto de ouro (75%) e uma liga de metais mais resistentes como cobre e prata.A combinação com esses outros metais confere a dureza necessária para a confecção e define a cor da peça maior quantidade de cobre resulta no ouro rosé, esta liga com o tempo sofre oxidação natural, fatores como transpiração, cosméticos, cloro da piscina, acelera esse processo. 
 

PEDRAS PRECIOSAS


Como limpar: As gemas podem ser lavadas com água, sabão neutro e uma escovinha de cerdas bem macias .a água deve estar fria ou morna, uma vez que pedras como turmalina e opala podem trincar ou mesmo quebrar sob temperatura elevadas. gemas mais porosas como turquesa e coral exigem cuidados redobrados e não devem ser molhadas. nesse coso a limpeza deve ser feita com pano seco e limpo 

Como guardar: colares e pulseiras devem ser mantidas na caixa original ou em porta joias compartimentados.se guardados embolados em sacos e bolsas,as gemas quase com certeza riscarão umas às outras. Para não danificar: produtos químico presentes em sabonetes e xampus e o choque térmico podem prejudicar o brilho e até trincar as pedras -por isso evite tomar banho com joias que tenham gemas. A revisão da fixação das pedras por um especialista deve ser anual. 

A vothan espera que estas dicas ajude você a cuidar bem de suas joias lembrando que estamos sempre a disposição para orientá-los.